Embora não seja difícil escolher o óleo capilar apropriado, muitas mulheres não consideram uma tarefa simples. Leia o texto seguinte se deseja cuidar do cabelo e do couro cabeludo da melhor maneira. Ficará a saber o que é a porosidade, como identificá-la e quais são os óleos adequados para o seu tipo de cabelo.

Cada tipo de cabelo tem a sua porosidade. É a designação que indica quão levantadas estão as cutículas ao longo da haste do cabelo. A porosidade pode ser baixa, média/normal ou elevada. Por vezes os tipos de porosidade “misturam-se”. Por exemplo, podemos ter raízes pouco porosas, mas pontas com porosidade muito elevada. Muitas apaixonadas por cabelo consideram que têm cabelo com porosidade média – entre porosidade baixa e elevada.

Tipos de porosidade do cabelo

CABELO COM POROSIDADE BAIXA

É macio, liso e brilhante, resistente às colorações e estilizações e seca devagar. Repele a humidade. O cabelo com porosidade baixa é propenso aos danos, pelo que é fundamental proporcionar um cuidado adequado. Infelizmente, nem sempre gera efeitos positivos. Porquê? As cutículas estão muito unidas; estão fechadas e bem agrupadas. As manteigas cosméticas e os óleos sólidos são excelentes para cabelo com porosidade baixa. Incluem: óleo de coco, óleo de linhaça, óleo de girassol, óleo de babaçu, manteiga de karité, manteiga de manga.

CABELO COM POROSIDADE MÉDIA/NORMAL

Em poucas, é um dois em um – cabelo com porosidade baixa e elevada. Pode ser liso ou ondulado; é fácil de modelar e é afetado pelas condições metereológicas – absorve humidade e fica frisado. Ao contrário dos outros tipos de cabelo, é resistente a diversos danos. Utilize óleos monoinsaturados no seu tratamento capilar. Experimente: óleo de argão, óleo de semente de ameixa, azeite, óleo de amêndoa doce, óleo de maracujá, óleo de abacate.

CABELO COM POROSIDADE ELEVADA

Este tipo de cabelo está danificado, seco e baço. É muitas vezes sujeito a tratamentos de estilização (colorações, alisamentos, permanentes), ficando ainda mais enfraquecido. Um cabelo encaracolado, frisado e com eletricidade estática é normalmente considerado um cabelo muito poroso. As suas cutículas estão muito levantadas. Como resultado, os nutrientes, assim como as substâncias prejudiciais penetram mais rapidamente no cabelo. Se é este o seu tipo de cabelo, utilize óleos polinsaturados: linhaça,onagra, semente de algodão, rosa mosqueta, grainha de uva e trigo.

TENHA EM MENTE: Nenhum óleo proporciona resultados logo após a primeira aplicação. Sim, o seu cabelo ficará com um aspeto melhor mas terá de aguardar pelos resultados finais. Seja paciente! Mude de óleo se não observar quaisquer efeitos depois de algumas semanas de tratamento. Pode ter escolhido o óleo errado para a porosidade do seu cabelo ou talvez tenha determinado mal a porosidade. Felizmente, pode seguir alguns truques simples que irão ajudá-la.

Como identifica a porosidade capilar? Faça o teste

Os testes tornaram-se populares entre as pessoas que adoram cabelos e as mulheres que desejam cuidar do seu próprio cabelo. Estes pequenos testes vão ajudá-la a determinar o tipo de porosidade do cabelo. Consequentemente, poderá escolher os produtos adequados para o cuidado capilar. Sprays, máscaras e condicionadores não são os únicos produtos que pode usar no tratamento capilar. Não se esqueça de experimentar os óleos capilares. Podem revelar-se muito mais eficazes do que os famosos champôs e séruns. Os testes que permitem definir a porosidade capilar incluem: teste da água, teste do toque, teste da observação, teste da farinha e teste do óleo de coco.

1. Teste da água.

Coloque alguns fios de cabelo dentro de um prato grande cheio com água. Os fios devem estar limpos e secos; não podem estar cobertos de cosméticos (silicones, máscaras, condicionadores). Observe com atenção o que acontece aos fios. Afundam passado 2-3 minutos? Significa que são muito porosos. Absorveram rapidamente a água, que penetrou facilmente através das aberturas entre as cutículas. O cabelo ainda está a flutuar na superfície da água? Provavelmente, o seu cabelo é pouco poroso. As cutículas fechadas impedem a água de entrar no cabelo.

2. Teste do toque.

Pegue num fio e sinta a sua textura. É áspero e irregular? O seu cabelo é muito poroso. O cabelo pouco poroso é macio, suave e escorregadio. Infelizmente, este não é um método confiável. Nem toda a gente o considera útil. Algumas mulheres têm o cabelo distrófico ou displásico. O aspeto e a condição deste tipo de cabelo difere do cabelo saudável. É fraco e a sua estrutura é entrelaçada.

3. Teste da observação.

Este é provavelmente o método mais simples. Basta observar o seu cabelo: o aspeto que tem após a lavagem, secagem, em dia de chuva, durante o tempo quente de verão e em quaisquer circunstâncias que os exponham aos danos. Se o seu cabelo é brilhante e macio, é porque tem porosidade baixa. O cabelo seco e baço é muito poroso.

4. Teste da farinha.

Não precisa de ser cozinheiro para fazer este teste. Só tem de polvilhar alguma farinha no cabelo para verificar a sua porosidade. Se os fios ficam brancos e cobertos de farinha, terá certamente cabelo com porosidade elevada. De maneira inversa: o cabelo pouco poroso não fica coberto de farinha. Não se esqueça de lavar bem o cabelo e remover os cosméticos e o sebo antes de fazer o teste.

5. Teste do óleo de coco.

Aplique o óleo de coco no cabelo. Passado mais ou menos uma hora, lave o cabelo com um champô delicado. Não o seque com secador; deixe-o secar naturalmente. Se o cabelo é macio e brilhante, então é pouco poroso. Os cabelos frisados e baços são muito porosos.

Uma solução para as mais preguiçosas. Visite um tricologista

Se não lhe apetecer fazer nenhum dos testes, faça uma marcação com um tricologista. É o médico que analisa e cuida profissionalmente do seu cabelo. O tricologista examina o cabelo ao microscópio, determina o seu comprimento, densidade e condição das cutículas e das pontas. Se o médico lhe disser que tem o couro cabeludo em mau estado, peça-lhe para prescrever as preparações apropriadas e recomendar alguns produtos capilares. Já alguma vez observou o cabelo ao microscópio? Se ainda não, esta é uma boa oportunidade para fazê-lo. Vai aproveitá-la?